domingo, 21 de dezembro de 2014

No Morro da Guia em Cabo Frio Conheça o Mirante a Guia e a Capela da Guia

       Cabo Frio é uma das cidades mais antigas do Brasil. Ela possui praias lindas e paisagens deslumbrantes, que por vezes unem o passado ao presente e à natureza. Como no caso do Morro da Guia.


       Bem no centro da cidade de Cabo Frio, próximo à feirinha de artesanato do Canal do Itajurú, ao lado do Convento Nossa Senhora dos Anjos, está localizado um pequeno estacionamento, entre as árvores, no Largo  Santo Antônio.

      Entre esse estacionamento, público, e o convento basta subir esse bonito acesso, uma escadaria de pedras, que conduz ao topo do Morro da Guia, também chamado de Mirante  da Guia e também Mirante do Cabo. 
      A subida é um bom exercício físico, que só pode ser feita a pé. A sua extensão é de 200 metros, até chegar a uma altitude de 300 metros, no Mirante da Guia
   O acesso ao Morro da Guia, a pavimentação no local, construção de decks,  e implantação da bandeira do Brasil e de jardins foram feitas em 1997, pelo Prefeito Alair Corrêa.

      Esse local é um dos pontos turísticos mais visitados em Cabo Frio. Do alto do Morro da Guia é possível ter uma vista em todas as direções de Cabo Frio, bem como um pedacinho do Oceano Atlântico.
      Os visitantes não se cansam de tirar fotos, e a cada momento descobrem um novo ângulo, de muita beleza . 
        O Canal do Itajuru embeleza a paisagem. Essas fotos foram tiradas em dezembro de 2014, ao final da tarde. O mais recomendado é a visita ao Mirante da Guia com o sol brilhando no céu, pois o colorido fica mais vistoso. 

        Dentro da antiga Capela da Guia, construída em 1740, existe uma imagem da Nossa Senhora da Guia. Diz uma lenda que essa imagem ficava no sopé do Morro, no Convento, e desaparecia e era encontrada no alto do Morro da Guia. Após ser levada de volta ao seu altar, novamente, a imagem aparecia no alto do morro. Até que os franciscanos decidiram fazer a sua vontade e a colocaram na Capela da Guia. Essa capela, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, foi restaurada em 1982.
     Observe que um urubu pousou na cruz, no alto da capela, foto abaixo. Será que ele queria sair na foto ou só estava apreciando a paisagem? 

      Os pavimentos em pedra  resgatam um ar histórico do local, ao passo que os decks de madeira reportamo ao lindo litoral e praias de Cabo Frio.  

    Os jardins são um toque de natureza a esse belo mirante, mantendo espécies comuns da flora dessa linda região dos lagos, da qual Cabo Frio merece destaque. 





      A ponte antiga recebeu a companhia da nova ponte, em 2004. O contraste do antigo com o novo aparece, também, nessas duas importantes vias de ligação, sobre as águas do Canal do Itajurú. 
      Após a visita ao local, o sol escondeu-se, deixando as luzes do Natal destacarem-se, nessa bonita árvore iluminada, em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos.





TURISMO 


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial