Você conhece a Ilha do Japonês em Cabo Frio?
A Ilha do Japonês é um lugar fantástico que fica bem perto da cidade de Rio Bonito. Todos já devem saber que Rio Bonito, no Estado do Rio de Janeiro, não possui praia, mas sim serras, mata atlântica e cachoeiras. Quando alguém viaja do Rio de Janeiro para a Região dos Lagos, sempre passa pela encantadora Rio Bonito trafegando pela BR 101, e dirige-se para Araruama, depois São Pedro da Aldeia até chegar em Cabo Frio.
A Ilha do Japonês possui acesso bem fácil, para quem está no centro de Cabo Frio precisa passar pela ponte antiga sobre o Canal do Itajuru. É aquele caminho que todos conhecem para chegar à Rua dos Biquínis. Depois vai seguindo em direção à Ogiva e quando chegar na Avenida dos Pescadores, que vai para a Praia do Peró, vira à direita na bifurcação, na placa indicativa Ilha do Japonês. Caso alguém se engane e siga à esquerda, também está ótimo. Basta visitar a Praia do Peró e depois voltar para a Ilha do Japonês. É tudo bem pertinho.
Cabo Frio já foi um dos maiores produtores de sal do Brasil, e atualmente existem diversas salinas desativadas. Nesse caminho para a Ilha do Japonês podemos ver, foto abaixo à esquerda, testemunhos das salinas dessa época.
O centro de Cabo Frio fica ao fundo dessa paisagem, onde dá para perceber a existência de prédios, atrás da Ilha do Japonês. As águas que cercam a Ilha do Japonês estão sempre cristalinas e não são muito frias. O inconveniente são as conchinhas e carapaças que se acumulam na orla, tornando o passeio descalço bem desconfortável. É indicado passear, na direção da Boca da Barra calçando pelo menos chinelos. A Boca da Barra fica ao lado do Forte São Mateus, na lindíssima Praia do Forte. É o maior canal de comunicação da Lagoa de Araruama com o Oceano Atlântico. É por isso que sempre comentamos que a Lagoa de Araruama é na verdade uma laguna.
O que achou da Ilha do Japonês? Lugar fantástico, não é mesmo. Lembro a todos que devemos recolher qualquer tipo de resíduo ou lixo que levarmos a esse paraíso. Quando comprarmos qualquer produto nos quiosques, precisamos juntar o micro-lixo como canudinhos de plástico e levar para o restaurante dos quiosques, pois não há lixeiras nos quiosques. Almoçar com a família e amigos na beira das águas da Ilha do Japonês é formidável! E o preço é bom também, em relação à qualidade da refeição servida no local.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial