terça-feira, 29 de setembro de 2015

Salto de Braçanã de Rio Bonito Recebe Cerca de 1.000 Turistas no Primeiro Final de Semana da Primavera de 2015


TURISMO RIO BONITO

domingo, 27 de setembro de 2015

Prefeita Solange Almeida Vai Inaugurar Asfaltamento do Bairro Green Valley em Rio Bonito dia 30 de Setembro de 2015 às 15:00








TURISMO RIO BONITO

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Rio Bonito - A História do Jipe de José Cardoso da Silva que Encantou o Presidente Getúlio Vargas





     "




      O desafio de manter em circulação os automóveis levou à utilização do gasogênio como força motriz. Seu princípio básico consistia em ser uma mistura, feita em caldeiras implantadas nos carros, abastecidas com carvão. Esse sistema era altamente perigoso, pois as centelhas provocadas pela queima do carvão muitas vezes incendiavam os carros.
        José Cardoso da Silva inventou uma caldeira de gasogênio que ficou conhecida como Sambê, em referência à Serra do Sambê de Rio Bonito, e produzia bombas de água, as bombas Brasil. Essa caldeira era disputada por caminhoneiros da região por permitir um melhor desempenho de seus veículos. A Sambê lhe deu fama na região, segundo Sebastião William Cardoso (2009): 

          Cardoso ficou muito conhecido na região, pois sua inovação permitia bom rendimento para caminhões, principalmente nas subidas de rampas das barcas Niterói - Rio de Janeiro, quando, na maré alta, os caminhões de Rio Bonito facilmente embarcavam sem serem empurrados.

          O fim do conflito mundial e a consequente regularização no abastecimento de gasolina, levou ao fim dos sistemas improvisados e aumentou a demanda por serviços de retificação dos automóveis danificados. José Cardoso da Silva decidiu transformar sua oficina na Retífica Rex, adquirindo maquinário ultrapassado por bons preços. 
     O espírito inventivo de José Cardoso da Silva levou-o a prometer à esposa, Esmeralda Silva, que construiria um carro para seus filhos. A notícia correu a cidade e muitos afluíam à Retífica para acompanhar o seu trabalho. Somou-se a isso o contexto automotivo pós-guerra. O Brasil possuía uma frota envelhecida e precária pelas adaptações ao gasogênio e, além disso, havia restrições à importação de novos veículos.
     José Cardoso projetou uma fábrica de automóveis cujo carro chefe seria o seu "jipinho". Seus amigos aconselharam-no a apresentar o projeto ao Presidente Vargas e propuseram um encontro casual. Em 19 de fevereiro de 1954, o Presidente Getúlio Vargas iria a Volta Redonda inaugurar o alto forno da Companhia Siderúrgica Nacional. José Cardoso da Silva deveria encontrar a comitiva presidencial da Serra das Araras e demonstrar o desempenho do seu carro. O jipe possuía dois lugares e na placa traseira estampava a seguinte frase "Sou pequeno, mas sou brasileiro". 
      O plano deu certo. Vargas mandou que seus batedores parassem o carro que era guiado por José Cardoso da Silva, acompanhado de Ciraldo F. Borges. O Presidente Getúlio Vargas convidou-o a compor a comitiva que se hospedaria no Hotel Bela Vista para conhecer os detalhes do invento, e encomendou-lhe um projeto de um jipe um pouco maior que seria produzido com o apoio técnico e financeiro do governo estadual.
          Antecipando-se ao apoio estatal que demorava, o mecânico reuniu um grupo de amigos e fundou a Indústria Brasileira de Automóveis S. A. (Ibasa). Foram lançadas ações para captar recursos para o empreendimento. Não obteve, no entanto, um grande número de financistas que se arriscassem nesse empreendimento. Não obteve, no entanto, um grande número de financistas que se arriscassem nesse empreendimento. A partir de então o projeto ficou no sonho e o jipinho se tornou ícone dessa iniciativa local de participação na história automobilística brasileira. 
         José Cardoso da Silva retornou os trabalhos da retífica. Em 1964, transformou-a em uma indústria de produção de maquinário para retífica de motores e mudou-lhe a razão social para Incomatol, sendo atuante no mercado nacional e internacional.   
http://turismoriobonito.blogspot.com.br/

                                                                              "





TURISMO 


domingo, 20 de setembro de 2015

Rio Bonito - Foi Realizado o Roteiro Turístico de Tomascar pela Rota dos Quilombolas no dia 19 de setembro de 2015

           Mais um Roteiro Turístico realizado com sucesso pela Secretaria de Turismo de Rio Bonito: Roteiro Turístico de Tomascar pela Rota dos Quilombolas em Rio Bonito, realizado dia 19 de setembro de 2015. Turistas das cidades de Belford Roxo, Itaboraí, Nova Friburgo e Saquarema participaram desse passeio. 




       O grupo de participantes desse roteiro turístico, 27 pessoas, saiu da Praça Fonseca Portela, no centro de Rio Bonito, às 9:30 da manhã de sábado (19 / 09/ 2015) e foram à Prainha, para a conhecerem a Água Mineral CASCATAZUL, de onde se pode avistar o local dos antigos quilombos de Rio Bonito.  
       A Diretora da Água Mineral CASCATAZUL comentou sobre a implantação dessa linda empresa que emprega, de maneira sustentável, 62 famílias de Rio Bonito.  A CASCATAZUL segue criteriosamente todas as normas do setor, garantindo um produto de muita qualidade aos consumidores.  
      Entre os visitantes estava a Dulce Tupy do Jornal O Saquá, a Janaína com sua equipe da TV Lual de Friburgo, o Edgar Egger e Fábio Andrade e familiares (Rio Bonito - RJ), o Capitão Wiliam e Adílson Lessa da Defesa Civil de Rio Bonito, a Secretária de Promoção Social Rosemary Cerqueira, de Rio Bonito, o Newton Almeida, Secretário de Turismo de Rio Bonito, o Dawson Nascimento (Assessor da Secretaria de Turismo de Rio Bonito) e o Renan, o João e o David Antunes do Instituto Histórico e Geográfico de Itaboraí, o Sr. Simião de Boa Esperança (poeta e propagador da história oral de Rio Bonito - RJ), o Reis, Presidente da Câmara de Vereadores de Rio Bonito - RJ,  Alédio, Diretor do Departamento de Trânsito de Rio Bonito e o Paulo Cavalcante da Fábrica BUGRE (Rio Bonito).  
       Dawson Nascimento informou sobre os antigos quilombos dessa localidade, que foram destruídos em 1730, com alguns escravos tendo sido recapturados e outros fugiram novamente. 
     Bem pertinho da Água Mineral CASCATAZUL o grupo foi visitar as ruínas da fazenda de José Martins da Fonseca Portela. 


















      O Sr. Simião proferiu poesias de sua autoria que falam sobre histórias de escravos e antigos fazendeiros de Rio Bonito. A Superintendente de Políticas para Igualdade Racial, da Secretaria de Estado de Promoção Social, Mara Ribeiro e equipe, juntaram-se ao grupo de turistas nesse local, por volta das 11:00 da manhã. 


      Os turistas seguiram para Tomascar, parando algumas vezes para registrar as belas paisagens desse interessante Roteiro Turístico para Tomascar pela Rota dos Quilombolas. 


















         Por volta das 13:00, os turistas chegaram ao Restaurante da Marilene Rosa, em Tomascar, onde funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo de Tanguá, Maicon e Elias, estavam com muitos outros turistas que participaram do famoso Roteiro Turístico da Laranja.  
http://turismoriobonito.blogspot.com.br/


TURISMO RIO BONITO http://turismoriobonito.blogspot.com.br/2014/07/igreja-de-boa-esperanca-alexandre.html