Fórum Regional de Turismo Caminhos da Mata - Resumo Elaborado pelo Newton Almeida
O Fórum Regional Caminhos da Mata foi um sucesso! Todos os participantes aprovaram o formato do Fórum, liderado pelo próprio Secretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix. Um cerimonial bem leve e dinâmico, sempre com falas objetivas e pertinentes, mostrando a atratividade do segmento do turismo, até mesmo quando da realização de um Fórum para o trade turístico.
Abaixo, um breve resumo do que aconteceu, lembrando da impossibilidade de informar sobre todos os fatos, até porque o Fórum Regional de Turismo -Região Caminhos da Mata, teve início às 10:15 e terminou às 14:30.
Resumo
Local - Teatro Zezé Macedo, centro de Silva Jardim / RJ; dia 02 de junho de 2015.
Início às 10:15, término às 14:30.
Principais autoridades presentes:
Secretário de Estado RJ de Turismo - Nilo Sérgio Félix
Prefeito de Silva Jardim - Wanderson Alexandre
Secretário de Turismo de Silva Jardim - Felipe Rocha
Vice-Prefeito de Silva Jardim - Sebastião Rocha
Vice-Prefeito de Itaboraí - Dr. Audir Santana
Diretor de Planejamento da TurisRio - Cesar Werneck
Gerente de Marketing da TurisRio - Erly de Jesus
Presidente do Instituto Estadual de Engenheiros e Arquitetos (RJ) - José Francisco Boechat
Secretário de Turismo de Rio Bonito - Newton Almeida
Sub- Secretário de Turismo de São Gonçalo - Sérgio
Gerente do Sebrae / Silva Jardim - Ronald Silveira
Presidente da Câmara de Vereadores de Tanguá - Luciano Lúcio
Presidente da Associação Mico Leão Dourado - Luís Paulo
Representante da Associação ANDA Brasil - Ana Beatriz
Porta Voz do Batalhão de Polícia Especializada ao Turista - Aspirante Machado Gomes
Primeira Parte do Fórum - abertura com a mesa de autoridades
Nilo Sérgio (Secretário de Estado de Turismo) - sexto fórum realizado; objetivo estreitar laços e desenvolver programas; roteiros a serem elaborados utilizando ícones das regiões, como por exemplo o MicoLeão Dourado; Governador Pezão determinou como prioridade a interiorização do turismo; participação em eventos, como Las Vegas (300.000 pessoas), divulgando o potencial turístico do interior do Estado do Rio de Janeiro; Rio de Janeiro é porta de entrada de 34% do total de 6 milhões de turistas, ao ano, que visitam o Brasil.
Wanderson Alexandre (Prefeito de Silva Jardim) - destaca o potencial turístico de Silva Jardim, a apenas uma hora e meia de distância do Rio de Janeiro; revista Veja citou Aldeia Velha (entre 10) como atrativo ao turismo; melhorias na coleta de lixo e implantação de fiscalização ambiental, com promulgação do código ambiental; novo slogan da cidade: Turismo É a Nossa Vocação; crise: 40% da receita vem dos royalties do petróleo; extenso território (7ª maior cidade em extensão territorial do Estado RJ); Nestlé (Water) está instalando planta em Silva Jardim; maior recebedor do ICM's Verde do Estado RJ.
Audir Santana (Vice-Prefeito de Itaboraí) - foi sub-secretário de Estado de Turismo; o que seria o turismo: excedente do bem estar do indivíduo, com essa crise: como fica esse excedente?; Itaboraí perde R$ 22 milhões de reais por mês de ISS (efeito crise royalties e COMPERJ).
Felipe Rocha (Secretário de Turismo de Silva Jardim) - agradece a presença de todos, principalmente do Secretário de Estado Nilo Sérgio Félix; como professor do SENAC e UFF já conhecia os atrativos de Silva Jardim; um gargalo é a dificuldade dos moradores do interior de enxergarem o turismo como uma excelente oportunidade; Termo de Cooperação Técnica para sinalização turística de Silva Jardim com Instituto dos Engenheiros e Arquitetos;
César Werneck (Diretor de Planejamento e Projetos da TurisRio) - objetivo dos Fóruns Regionais é ouvir e priorizar as experiências locais.
Segunda Parte do Fórum - Palestras
Aspirante Machado Gomes, Relações Públicas do BPTUR palestrou sobre o trabalho do BPTUR, colocando-se ao dispor das secretarias municipais, levando workshops e cursos
Telefone (21) 2332 7928
Silviano Araújo, especialista em sinalização do Instituto dos Engenheiros e Arquitetos; Programa Prodetur (projetos que ser criteriosos senão a Caixa Econômica Federal não aceita); apresentou Projeto de Sinalização Turística realizado em São Pedro da Aldeia.
Malu e Mônica da SETRAB - coordenadoras do Espaço Artesanato em Movimento (Rua Real Grandeza no Bairro de Botafogo do Rio de Janeiro, show-room expondo artesanato).
Cesar Werneck - Diretor de Planejamento da TurisRio: o portal de informação turística está sendo remodelado; 23 totens de informações turísticas estão sendo reformados; Projeto Sinalização Turística Regional (confecção de placas na fábrica do DER) + financiamento de emendas parlamentares + PRODETUR
Erly de Jesus - Gerente de Marketing da TurisRio: Projeto Cidades Maravilhosas (divulgação do potencial turístico das cidades do interior no Pão de Açúcar do Rio de Janeiro e na Orla do Leblon); participações em grandes eventos.
Sérgio Melo - Diretoria de Operações: ordenamento do turismo; Lei Geral do Turismo; cadastramento obrigatório no CADASTUR (meios de hospedagem, guias de turismo, etc.)
Fábio Costa da Comissão de Turismo da ALERJ (Presidente Deputado Estadual Sadinoel): proposta do Projeto ICM's Turístico (2,5% do ICM's sendo destinado aos municípios que fomentarem o turismo).
Terceira e última parte do Fórum - Debate
- Felipe Rocha (Secretário de Turismo de Silva Jardim) fala sobre o Fórum de Secretários Municipais de Turismo (ele é Secretário Executivo do FEST Rio).
- Luis Paulo (Presidente Associação Mico Leão Dourado) fala de utilizar o Mico Leão Dourado, espécie rara e endêmica de Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Rio Bonito, para visitação turística (pequenos grupos).
- Maurício Afonso (Coordenador do Curso de Turismo da Estácio de Sá, telefone 98762-2094) fala sobre parcerias para estágios e projetos.
- Luciano Lúcio (Presidente da Câmara de Vereadores de Tanguá) fala sobre retorno das oficinas de turismo (antigo Programa de Municipalização do Turismo); Sérgio Melo explicou que o foco agora é o turismo regional.
- Newton Almeida (Secretário de Turismo de Rio Bonito) fala sobre a importância da internet para divulgação; criatividade para prospecção de turistas diante da crise econômica; cita exemplo de Famtur realizado em Rio Bonito, baixo custo e dá retorno; parabeniza vinda do Secretário Estadual Nilo Sérgio.
- Wanderson Alexandre (Prefeito de Silva Jardim) fala sobre solicitar ao Conleste projeto para instalação de sinalização turística.
- Daniela (turismóloga concursada da Secretaria de Cultura e Turismo de Tanguá) fala da importância de funcionários concursados para manutenção das políticas públicas; sucesso do Roteiro Turístico da Laranja em Tanguá.
- Valter Moreira (estudante de turismo da UFRRJ, reside em Rio Bonito) fala sobre a conscientização do turismo localizado; resgate e valorização da cultura autóctone.
- Ana Beatriz (Associação Anda Brasil) fala sobre caminhadas no Circuito Mico Leão Dourado; defende o fortalecimento dos conselhos municipais de turismo.
- Dawson Nascimento da Silva (Assessor da Secretaria de Turismo de Rio Bonito) relata sobre suas pesquisas da história e cultura da região Caminhos da Mata; propõe a realização de um catálogo com esse acervo; divulga sua página no Facebook Caminhos da Mata.
TURISMO RIO BONITO
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial